O Certificado digital serve para assinar digitalmente documentos e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como a Receita Federal e INSS. Também comprova a identidade em sistemas virtuais integrados para realizar atividades profissionais de várias categorias.
.
Contar com um Certificado Digital é quase uma necessidade para quem quer abrir uma empresa e cabe ao empreendedor apenas escolher o tipo mais adequado ao seu perfil. A boa notícia é que o Certificado pode dar mais segurança ao negócio. ... Atualmente, existem duas categorias de Certificado Digital: A1 e A3.
.
Porque precisa do certificado digital:
Um certificado digital é uma espécie de documento eletrônico, que possui validade jurídica e que funciona como uma assinatura virtual para que as empresas e pessoas físicas possam se identificar adequadamente no meio digital. ... Com isso, um certificado digital serve para identificar a empresa com a devida segurança.
.
Existem dois tipos de certificado digital no mercado: o A1 e o A3. Você sabia que a sua escolha pode determinar a forma como este certificado será usado no seu dia a dia? A diferença básica entre os dois tipos é o armazenamento do seu certificado digital.
.
Nos Certificados do tipo A1, a assinatura fica armazenada no próprio computador do usuário. Esse tipo de Certificado tem validade de um ano e o uso da senha é opcional.
Por outro lado, os Certificados classificados como A3 são armazenados em mídias mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip. Esse tipo de Certificado possui validade de até cinco anos e senha obrigatória. Além disso, nesse formato, você usa o certificado digital em quantos computadores quiser, basta que você instale os softwares para conseguir utilizar sem problemas.
Em tempo, vale destacar que tanto os Certificados do tipo A1 quanto os do tipo A3 podem ser utilizados na forma de e-CPF (pessoas físicas) ou de e-CNPJ (pessoas jurídicas).